Paisagem de Aprendizagem para Planejar em Infantil
Profª Suellen Balado
Pedagoga, Mestra em Didáticas
Doutoranda em Educação pela Universidade da Coruña
Em Educação Infantil, o nosso recurso primordial não é a leitura e a escrita, que de certa forma proporcionam uma incrível possibilidade de autonomia para os alunos. Não, na Educação Infantil, a experiência, o processo, é tão ou mais importante que o produto final. Crianças em idade pre escolar aprendem através dos seus sentidos, das suas interações com o mundo ao seu redor e com os outros.
Considerando que a maturação de cada indivíduo tem um ritmo diferente o que por sí só já infere que algumas atividades serão mais áceis de executar que outras, mas também os interesses de cada um são diferentes. Desde este ponto de vista, é fácil defender as inteligências múltiplas de Gardner como uma das melhores abordagens para esta faixa etária.
Alfredo Hernando várias escolas ao redor do mundo realizando uma investigação sobre como educar, dando como resultado o projeto escuela21. A Paisagem de Aprendizagem é um referencial visual de aprendizado desenvolvido por ele e sua equipe de #profesinnovadores.
Todos os tipos de atividades, incluindo as Inteligências múltiplas de Gardner e a Taxonomía de Bloom, estão presentes na Paisagem de Aprendizagem. Desta maneira somos capazes de planejar com mais eficiência uma unidade didática efetivamente estimulante e completa, capaz de alcançar todos os alunos em nossa sala de aula aula, independente de sua inteligência predominante (em referência a Gardner). Possibilita o reforço e o desenvolvimento de todo o grupo uma vez que fornece várias entradas distintas que favorecem a construção do seu conhecimento.
Na paisagem de aprendizagem, todos os elementos do currículo estão interrelacionados em um contexto onde os processos cognitivos trabalham a fim de favorecer a aprendizagem. Desta forma, são uma ferramenta pedagógica que nos permite criar cenários educacionais globais e personalizados ao mesmo tempo.
A matriz da paisagem de aprendizagem consiste em um quadro onde cruzamos as inteligências múltiplas com a taxonomia de Bloom. A inteligências orientam o estilo da atividade e a Taxonomía de Bloom marca o objetivo. Assim, enfatizam a avaliação e as estratégias cognitivas necessárias de forma consciente.
Uma vez definida um Tópico, organizar as atividades através desta tabela nos possibilita conectar de maneira hierárquica e coerente, 48 atividades cuidadosamente pensadas e conectadas entre si. Esse modelo se mostra muito funcional no planejamento das atividades por que ajuda a organizar e otimizar a escolha das mesmas dentro de cada Tópico.
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