Resumão: Taxonomia de Bloom
Profª Suellen Balado
Pedagoga, Mestra em Didáticas
Doutoranda em Educação pela Universidade da Coruña
A ideia central da taxonomia de Benjamin Bloom (1956) é definir os objetivos educacionais. Tentar entender como os alunos aprendem e desenvolvem esse aprendizado da maneira mais eficiente possível. Desta forma, o método orienta o aluno, mas também o ensino, tanto durante o planejamento das atividades, quanto durante avaliação da aprendizagem.
Guiado por esta taxonomia ao longo do processo, o aluno estabelece bases para cada nível da aprendizagem, a fim de garantir um resultado significativo e a aquisição de competências que permitam a utilização do conhecimento construído.
A taxonomia de Bloom, portanto, requer um avanço hierárquico na aquisição de conhecimento. Para isso, se consideram os seguintes 6 níveis:
1.Recordar: este nível resgata o conhecimento prévio. O aluno deve lembrar-se de fatos, terminologia, esquemas, processos, teorias e fatos universais e globais, etc.
2.Entender: neste nível o aluno é levado a construir significado e relacionar conhecimentos entre si.
3.Aplicar: Aqui o aluno é levado a realizar um procedimento através da sua experimentação, execução ou implementação.
4.Análise: Aqui desconstruimos conteúdo ou conceitos determinando, para logo refletir sobre as partes, relacionadas entre si ou com outras estrutura a fim de encontrar um sentido mais amplo.
5.Avaliar: neste nível fazemos julgamentos de valor com base em certos critérios através de verificação e crítica.
6.Criar: neste nível unimos elementos para criar um todo coerente e funcional ou reorganizamos elementos em uma nova estrutura através de planejamento ou produção.
Para cada nível, foram assignados uma lista de verbos que regem a avaliação e objetivos de cada fase. segundo a recente revisão da Taxonomia de Bloom de Anderson & Krathwohl (2001), considero nos meus planejamentos a seguinte lista:
A partir destes verbos vamos organizar e escolher nossas atividades, quando comecemos a montar nossa Paisagem de Aprendizagem para cada unidade didática que criemos.