Resumão: Inteligências Múltiplas de Gardner
Profª Suellen Balado
Pedagoga, Mestra em Didáticas
Doutoranda em Educação pela Universidade da Coruña
A Educação Infantil, diferente de grande parte da educação formal, não se baseia nas capacidades de leitura e escrita das crianças uma vez que estas habilidades estão em desenvolvimento!
Nesta fase, a estrutura das atividades está enfocada na comunicação e construção de conceitos a través de outros inputs que não a leitura e escrita.
Howard Gardner propôs esse modelo em seu livro de 1983, Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. Segundo ele, a inteligência possuía 8 aspectos chave que poderiam ser desenvolvidos através de 8 habilidades chave:
- Musical-rítmica e harmônica: Esta área tem a ver com sensibilidade a sons, ritmos, tons e música. Pessoas com uma alta inteligência musical normalmente têm boa altura e podem até ter ouvido absoluto, e são capazes de cantar, tocar instrumentos musicais e compor música. Eles têm sensibilidade ao ritmo, tom, metro, tom, melodia ou timbre etc.
- Visual-espacial: Esta área lida com o julgamento espacial e a capacidade de visualizar mentalmente espaços e medidas, a relação entre tempo- ação-distancia etc.
- Linguística-Verbal: Pessoas com alta inteligência verbal-lingüística exibem uma facilidade com palavras e idiomas. Normalmente são pessoas que gostam de ler, escrever, contar histórias e com boa capacidade de memorizar palavras e datas.
- Lógico-matemático: Esta área tem a ver com lógica, abstração, raciocínio, números e pensamento crítico. Também tem a ver com a capacidade de compreender e identificar padrões além de demonstrar talento para o raciocínio lógico, que está intimamente ligado à inteligência fluida e à inteligência geral, ou seja, compreensão de outros temas, ainda que não essencialmente matemáticos.
- Corporal-cinestésico: Engloba as habilidades motoras grossa e fina. Os elementos centrais da inteligência corporal-cinestésica são o controle dos movimentos corporais e a capacidade de manipular objetos habilmente. Segundo Gardner, também inclui um bom senso de tempo, e clareza do objetivo de uma ação física, junto com a habilidade de treinar respostas.
- Interpessoal: Está relacionada com as habilidades sociais. são pessoas sensíveis aos sentimentos, temperamentos, motivações e capacidade de cooperação dos outros para trabalhar como parte de um grupo.São pessoas extrovertidas que se comunicam com facilidade e demonstram talento para debates e papéis de liderança.
- Intrapessoal: são pessoas com grande capacidade de introspecção e reflexão. São pessoas que conhecem seus pontos fortes ou fracos, o que os torna únicos, sendo capazes de prever as próprias reações ou emoções.
- Naturalista: acrescida anos depois, em 1995. Esta área tem a ver com a capacidade de interessar se e perceber relações e informações dentro do ambiente natural. Exibem interesses como classificação e conhecimentos profundos sobre a natureza como animais, plantas, tipos de rochas etc.
Há ainda uma oitava, que seria a Existencial. Gardner não queria se comprometer com uma inteligência espiritual, por isso sugeriu que uma inteligência "existencial" pode ser uma construção útil. Hoje se fala na que, reconheço eu em meus planejamentos, da habilidade Pictórica, ligada à pessoas com facilidade de expressar se ou compreender conceitos através de imagens e/ou representações gráficas. São pessoas que tem facilidade de abstração e criação de imagens mentais claras e planificadas. Esta inteligência tem muita a ver com a sociedade contemporânea onde a mídia representa um papel importante na vida cotidiana.