Repensando a Avaliação em Infantil: Rubrics

Profª Suellen Balado
Pedagoga, Mestra em Didáticas
Doutoranda em Educação pela Universidade da Coruña


A construção da avaliação é importante para o processo de aprendizagem. É importante saber o que será observado e que os alunos saibam o que se espera deles. 
Quando pensamos em avaliação o prieiro passo é a escolha do foco de investigação. Muitas vezes uma mesma unidade didática, ou projeto, tem muitos prismas e a transversalidade pode dar margem a dezenas de focos de aprendizagem. Mas, embora exista a pressão de analisar tudo de uma vez e melhorar tudo imediatamente, você obterá melhor resultado se souber "escolher suas batalhas", ou seja, restringir o campo e realmente concentrar seus esforços em algumas habilidades de cada vez. As que sejam realmente relevantes dentro do contexto geral da Unidade de estudo em relação ao nível de desenvolvimento dos alunos (maior claridade sobre este ponto pode ser encontrada no outro capítulo deste projeto neste LINK).

A avaliação da aprendizagem é um elemento tão importante quanto todo o resto do processo de ensino aprendizagem. Cada instituição tem suas próprias ferramentas, mas  as rubricas são um instrumento para avaliar o desenvolvimento da criança que nos permite perceber fatores objetivos e subjetivos de sua aprendizagem. Embora não seja necessário dar-lhes uma qualificação específica, temos a possibilidade de marcar onde a criança está naquele momento de maneira objetiva em relação às expectativas que temos. Em outras palavras, dentro dos objetivos que buscamos, podemos dizer quando eles são claramente encontradas. Por exemplo, se em um quesito avaliativo, uma criança está "em processo", o que isso significa? No modelo de rubrica, isso fica claro para professores e famílias.

Para as rubricas, usamos 4 cores diferentes de marca-texto e a mesma cópia da rubrica para todo o curso. Na primeira data, geralmente no final do primeiro trimestre, marcamos com uma cor e desenhamos uma linha correspondente ao desenvolviemnto alcançado pela criança até aquele momento. Essa marca não precisa preencher todo o espaço do campo (por exemplo, em processo), porque a criança pode não ter concluído esse nível, mas ainda assim demonstra que está chegando lá. Ou iniciou o processo, mas ainda não o concluiu.

A continuação, mostro um exemplo de uma Rubrica preenchida em relação a 2 trimestres.



Existem algumas páginas web que ajudam a criar Rubricas simples. Uma que eu gosto de usar é a Rubric Maker, por que é capaz de criar tabelas completas com conteúdo de qualidade. Além de te dar a Rubrica completa sem que você precise escrever todos os campos, permite que você também edite algum tópico que não esteja como você gostaria. 

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