Por que usar Unidades Didáticas em Infantil

Profª Suellen Balado
Pedagoga, Mestra em Didáticas
Doutoranda em Educação pela Universidade da Coruña


Levando em consideração a faixa etária que visamos atender, é natural considerar que a introdução de novas temáticas é sempre um pouco complicada. Atender às expectativas curriculares, familiares e institucionais são sempre uma preocupação. Além disso, ser capazes de estar a altura de estas e ainda garantir que todos os alunos aprendam e se desenvolvam é além de tudo uma preocupação pessoal de qualquer educador comprometido. 

Considerando que tudo que ensinamos para as crianças em Educação Infantil, na grande maioria dos casos, é sempre algo completamente novo para eles, isto por si só, já é uma dificuldade a mais, por que contamos basicamente com a capacidade de memorização dos pequenos certo? Errado.

Para ensinar às crianças contamos com a memória de curto prazo, a memória de longo prazo, o sistema límbico, a memória de trabalho. Toda essa atividade cerebral integrada, é o que garante a aprendizagem de um novo tema ou adaptação e uso do conteúdo aprendido aplicado a novas situações.

A memória de curto prazo trabalha junto ao sistema límbico para aquisição de novas sensações e informações. A criança está assimilando a experiência vivida com todo o corpo, todos os sentidos. A variedade de estímulos se vai sobrepondo se e retroalimentando o novo conhecimento assimilado. Da mesma maneira que os sentimentos despertados nesse processo ativam o sistema límbico que transforma as memórias de curto prazo em memórias de longo prazo.

A memória de trabalho é usada para aplicar o conhecimento aprendido mas também é usada no processo de compreensão, por exemplo. Quando escutamos uma história por exemplo, a medida que as páginas vão sendo lidas as informações e frases são armazenadas em suspenso na memória de trabalho até que o pensamento se finalize e possa ser compreendido.  

Sabendo disso, devemos considerar o curto período de atenção, ou a pouca capacidade, ou proficiência, destas habilidades no cérebro da faixa etária de educacao infantil e a tendência dos alunos de esquecer rapidamente as novas informações que eles ouvem. Goh (2006) acha que isso pode acontecer porque a memória de curto prazo é sobrecarregada para entradas muito exigentes ou desconhecidas. 

O conceito de Krashen (1982) de comprehensive input (traduzido do inglês “regra de entrada compreensível”) é muito útil nesse contexto. Sua hipótese afirma que o aluno só pode adquirir ou aprender a linguagem que ele pode entender, conectando-a ao conhecimento anterior e aos conceitos conhecidos. A linguagem que não é entendida se torna apenas um "ruído de fundo". Assim, O conceito de Krashen é muito útil nesse contexto, porque sugere trabalhar com materiais que não são nem muito fáceis nem muito difíceis, mas desafiadores. Além disso, podemos ajudar os processos de memória de trabalho ativando o conhecimento prévio dos alunos com tarefas significativas de pré-audição que garantam a elucidação da linguagem, vocabulário e conhecimento factual, que são armazenados na memória de longo prazo.

Em suma, essa dificuldade deve incentivar os professores a avaliarem com que eficácia estamos introduzindo e revisando vocabulário, porque existe uma relação entre a forma como aprendemos novas palavras e nossa capacidade de reconhecê-los na fala conectada. 

Sendo assim, podemos concordar que, organizar Tópicos ou Unidades didáticas, é uma ótima maneira de agrupar conhecimentos que serão trabalhados de várias maneiras distintas reforçando, com uma variedade de inputs, as mesmas informações e adicionando pouco a pouco, novos conceitos relacionados criando uma cadeia progressiva de aprendizagem que está apoiada em si mesma para o próprio desenvolvimento, retroalimentando-se constantemente.

Quando pensamos em educação infantil, alguns objetivos gerais vem a mente:

Socialização: trabalha conceitos básicos de cidadania e sociologia
Desenvolvimento da linguagem: desenvolvimento da linguagem oral, musicalização e preparação para leitura e escrita
Construção dos primeiros conceitos matemáticos: Sentido numérico e estimulação do pensamento lógico matemático
Ampliação do conhecimento de mundo: normalmente se configura em ciências naturais e ecologia

Ainda que os objetivos gerais possam ser diferentes para cada instituição, normalmente giram em torno destes citados acima. Assim sendo, vamos tomá los como referência para o desenvolvimento das tarefas deste livro para que possamos ilustrar os parâmetros didáticos aplicados. 


Como escolher um Tópico?

Para escolher um tópico, levar em conta a relevância do mesmo em relação a sua transversalidade e aproximação à realidade das crianças é essencial. 

Devemos sempre partir do princípio que as crianças podem aprender qualquer coisa, uma vez que desconstruirmos a temática em partes mais simples e de mais fácil compreensão. Se adaptamos ao nível da turma, podemos ensinar alguns temas complexos e reflexivos sem dificuldade. A chave é ter clara a progressão didática, para que pouco a pouco o estudo comece a tomar forma e vida na cabeça dos alunos. Importante também, é escolher um ponto de vista, ou uma abordagem que seja facilitadora, de maneira que as crianças alcancem o conhecimento que você deseja passar.

Outro item importante que devemos ter em mente quando escolhemos uma temática é quais são as expectativas mínimas, as expectativas ideais e as excepcionais que esperamos alcançar com ela. Desta maneira, inclusive contamos com a inclusão das crianças com mais facilidade e com mais dificuldade.

Igualmente importante, é considerar os conhecimentos prévios e seguintes, quero dizer, que os Tópicos de aprendizagem tenham coherencia entre si e na ordem na qual são apresentados. Por isso, ainda que não tenha todo o programa anual completamente pronto logo no início do ano, o que costuma acontecer especialmente com as professoras de primeira viagem, ter pelo menos as tabelas didáticas de cada Tópico, onde possa vislumbrar as ideias e objetivos chave de cada unidade, a fim de conectá las e darles mais valor acadêmico. Desta maneira, a progressão didática se torna ainda mais fácil e o aprendizado mais efetivo e natural para os alunos.
Tomaremos como exemplo uma temática que era uma das minhas preferidas enquanto professora: A vida das abelhas, para uma turma de 4 anos (2º período de Infantil).

Esta temática pode parecer muito complicada a primeira vista. Assim que façamos a nossa checklist:

  • Transversalidade

-As abelhas são insetos, assim sendo suas características incluem 6 patas, 4 asas e 2 antenas. Desta forma, podemos trabalhar o conceito de pares e ímpares.
-Pela mesma razão anterior, podemos fazer atividades de simetria.
-As abelhas são conhecidas por suas listras, assim sendo podemos trabalhar padrões. O Mesmo acontece com os favos de mel nas colmeias, que também representa um padrão natural.
-As abelhas vivem em comunidade, onde cada uma tem uma função importante. Podemos comparar com as diferentes funções dentro da nossa pequena comunidade, sala de aula e escola, assim despertar o senso de comunidade. Ciências sociais. 
-A importância das abelhas para o ecossistema. Ecologia, conhecimento de mundo. 
  • Aproximação à realidade

-As abelhas existem em quase todos os lugares do planeta, assim que possivelmente todas as crianças já viram uma abelha. Da mesma maneira, insectos como a abelha estão sempre presentes no imaginário infantil como nos livros de história.

  • Abordagem/Ponto de vista

-A vida na colmeia. Quais são os tipos de abelha e quais suas funções dentro da colmeia. Processo de produção do mel. A importância das abelhas para o ecossistema.

  • Expectativas mínimas: 

-Reconhecer a importância das abelhas para o planeta. 
-Saber que as abelhas produzem o mel. 
-Saber que existem abelhas diferentes mas que todas vivem na colmeia juntas.
-Ser capaz de reconhecer figuras simetria com apoio de ferramenta não padronizada (ex. usando uma régua, para tapar metade do desenho)
-Saber quais são os números pares e ímpares
-Encontrar padrões naturais a partir dos exemplos proporcionados pela professora

  • Expectativas ideais:

-Entender a importância das abelhas para o planeta. 
-Saber a partir de que as abelhas produzem o mel. 
-Saber que existem abelhas diferentes com tarefas diferentes dentro da colmeia.
-Ser capaz de reconhecer figuras simétricas
-Saber quais são os números pares e ímpares e porque
-Encontrar padrões naturais no ambiente a sua volta 

  • Expectativas excepcionais:

-Entender e ser capaz de explicar com as próprias palavras a importância das abelhas para o ecossistema. 
-Saber a partir de que as abelhas produzem o mel e ser capaz de explicar esse processo. 
-Saber que quais são os diversos tipos de abelhas diferentes e suas tarefas dentro da colmeia.
-Ser capaz de encontrar figuras simétricas no ambiente
-Saber quais são os números pares e ímpares e porque, elevar o conceito para números além do 9.
-Encontrar padrões naturais em diferentes circunstâncias (ex. Lendo um livro, jogando um jogo etc.). 

Na checklist acima, expus de maneira um pouco detalhada para que fosse possível compreender o que esperamos da análise do tópico que estamos considerando adotar.


Professora: Ms Balado
Turma: Junior (4 anos)
Semana: 34
Tópico: A vida das abelhas
Tempo: 4 semanas

Justificativa
Transversalidade
- conceito de pares e ímpares.
- simetria.
- padrões natural.
-vida em comunidade 
-A importância das abelhas para o ecossistema.
Aproximação à realidade
-As abelhas existem em quase todos os lugares do planeta, assim que possivelmente todas as crianças já viram uma abelha. Da mesma maneira, insectos como a abelha estão sempre presentes no imaginário infantil como nos livros de história.
Abordagem/Ponto de vista
-A vida na colmeia. Quais são os tipos de abelha e quais suas funções dentro da colmeia. Processo de produção do mel. A importância das abelhas para o ecossistema.
Expectativas mínimas
-Reconhecer a importância das abelhas para o planeta. 
-Saber que as abelhas produzem o mel. 
-Saber que existem abelhas diferentes mas que todas vivem na colmeia juntas.
-Ser capaz de reconhecer figuras simetria com apoio de ferramenta não padronizada (ex. usando uma régua, para tapar metade do desenho)
-Saber quais são os números pares e ímpares
-Encontrar padrões naturais a partir dos exemplos proporcionados pela professora
Expectativas ideais
-Entender a importância das abelhas para o planeta. 
-Saber a partir de que as abelhas produzem o mel. 
-Saber que existem abelhas diferentes com tarefas diferentes dentro da colmeia.
-Ser capaz de reconhecer figuras simétricas
-Saber quais são os números pares e ímpares e porque
-Encontrar padrões naturais no ambiente a sua volta 
Expectativas excepcionais
-Entender e ser capaz de explicar com as próprias palavras a importância das abelhas para o ecossistema. 
-Saber a partir de que as abelhas produzem o mel e ser capaz de explicar esse processo. 
-Saber que quais são os diversos tipos de abelhas diferentes e suas tarefas dentro da colmeia.
-Ser capaz de encontrar figuras simétricas no ambiente
-Saber quais são os números pares e ímpares e porque, elevar o conceito para números além do 9.
-Encontrar padrões naturais em diferentes circunstâncias (ex. Lendo um livro, jogando um jogo etc.). 

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