Didaticas da Matemática em Educação Infantil
Tendo trabalhado muitos anos em escola internacional canadense. A visão que construí sobre ensino-aprendizagem de matemática na educação infantil tem muito a ver com a maneira que este país enxerga a importância desse conhecimento e a filosofia pela qual acredita ser a melhor maneira de ensiná-lo e os benefícios a longo prazo trazidos por essa didática.
Sendo assim, os estudos que fiz ao longo da minha trajetória e que se refletem na minha prática e no sucesso dos meus alunos, vem em grande parte do Canadá e da maneira como eles concebem a construção de conhecimento matemático.
O primeiro passo é envolver as crianças em pensamentos e conversas sobre matemática, desta maneira os alunos percebem a sua presença nas suas vidas de maneira natural. Assim, fornecemos uma chave importante para desvendar o futuro sucesso nesta disciplina.
Hoje, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a capacidade de raciocínio e a capacidade de se comunicar matematicamente são habilidades essenciais. São também os processos básicos da instrução matemática, e por isso devem ser o foco da aprendizagem escolar temprana. Desta formas os jovens aprendizes poderão construir uma base sólida para em seguida, resolver problemas cada vez mais complexos ao longo da sua vida acadêmica.
Desta forma, quando desenvolvermos atividades de lógica-matemática para nossos alunos, devemos ter em mente dois pontos chave:
Construir atitudes fortes e positivas em relação à matemática: Quando as crianças se sentem bem engajadas e bem-sucedidas, elas têm mais probabilidade de manter o foco em uma atividade ou um problema para encontrar uma solução.
Comece com atividades que atendam ao nível de compreensão matemática do seu grupo de alunos: O sucesso antecipado na resolução de problemas aumentará a confiança das crianças. Aos poucos, passe para atividades que ofereçam mais desafios para o grupo.
As atividades devem criar a oportunidade de construir conceitos matemáticos, procedimentos e habilidades.
As atividades devem facilitar o equilíbrio entre resolução de problemas e prática.
Para tanto, a matemática na educação infantil pode dividir-se em cinco grandes grupos genéricos, mas que ajudam na construção de conceitos básicos que mais adiante serão revisitados constantemente durante o aprendizado estruturado de tópicos matemáticos cada vez mais complexos ao longo da vida acadêmica dos alunos. São eles:
- Sentido Numérico e Numeração
- Medição
- Geometria e Sentido Espacial
- Padronização e Álgebra
- Gerenciamento de dados e probabilidade
Dentro de cado tópico, características comuns são: aprender a pensar (e falar) como um matemático. Ou seja, englobam sete processos essenciais para a aprendizagem da matemática:
- Solução de problemas
- Raciocinar e provar
- Refletindo
- Conexão
- Seleção de ferramentas e estratégias computacionais
- Representação
- Comunicação
RESOURCES ONLINE
MiniQuests for Kindergarten:
MiniQuests for Kindergarten:
- Learning about Shapes (using Google Slides)
- Template to create MiniWebQuests