Bilingual Math on Gmeet in Kindergarten!


Aqui você vai encontrar alguns recursos educativos sobre matemática interativa através de atividades utilizando o Google Slides para dar aula através do Gmeet para Educação Infantil!

(Se você ainda não sabe usar o Gmeet, da uma olhadinha nesse post!!)

Profª Suellen Balado
Pedagoga, Mestra em Didáticas

Doutoranda em Educação pela Universidade da Coruña


Hoje vamos falar do Sentido Numérico (Number Sense), uma habilidade básica para a aprendizagem da matemática que adquirimos na Educação Intantil e que vamos levar para o resto da vida!


get on my level

Primeiro vamos definir!

O sentido numérico e numeração trata de entender como os números funcionam e como eles se relacionam entre si. É o conceito que fornecem a base para o pensamento matemático. Abrange também as operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. 

Os números estão em todo lugar, e quando as crianças começam a contar, aprendem ideias matemáticas importantes. Uma progressão didática simplificada do desenvolvimento do Sentido numérico e da Numeração é:

  • Contar um-para-um em uma ordem estável respeitando a cardinalidade: primeiro contato com a contagem. A criança começa a fazer relação entre os símbolos abstratos (numeral) e o concreto (objetos que conta). Começamos contando de um-para-um, ou seja, um número para cada objeto, em uma ordem estável crescente respeitando a linha numérica (1, 2, 3, 4, 5 etc.) e a cardinalidade, ou seja, o último número contado indica quantos objetos são. O ideal neste momento é sempre oferecer possibilidades de contagem com os objetos organizados de uma maneira regular (ex. Em uma linha). Quando as crianças estão aprendendo a contar, elas gostam de tocar, apontar e mover objetos enquanto dizem o número em voz alta - então, o que também é uma ótima ferramenta pedagógica para manter o foco e atenção na atividade, assim como multiplicar o input sensorial que favorece a aprendizagem,principalmente em se tratando de crianças de educação infantil.


  • Contagem desde pontos diferentes do conjunto: À medida que as crianças contam, elas aprendem a conectar quantidades (como cinco botões) com seus nomes de números (como a palavra cinco) e símbolos (como 5). Uma vez aprendido o conceito de número-numeral, podemos elevar o nível da aprendizagem de maneira a desenvolver a ideia de que a contagem de objetos pode começar com qualquer ponto de um conjunto e o total ainda será o mesmo. Por exemplo, pedir que a criança conte um conjunto de objetos, iniciando no meio do conjunto e não no início. Ou contar objetos que não estão dispostos de maneira regular. 

  • Contagem regressiva: Depois de compreender a função mais geral dos números, podemos explorar a contagem regressiva. Mais adiante, esta habilidade vai ajudar a resolver problemas de álgebra simples como comparações de quantidades (quantos  um tem a mais ou a menos que outro), subtrações etc.

  • Agrupamento: Depois de compreender a relação entre números e quantidades os próprios alunos se tornam protagonista na resolução de tarefas. Uma vez que compreendem que um numeral corresponde a um volume de objetos específico. Esta habilidade costuma emergir naturalmente uma vez compreendido os três conceitos anteriores, pois é a realização prática dos mesmos.

  • Composição dos números: Uma vez  internalizado o conceito de número e quantidade, a mesma ideia pode ser desconstruída de maneira a perceber que as quantidades são flexíveis. Entender que os números são conjuntos dinâmicos, por exemplo, um conjunto com 8 tampinhas, também pode ser representado por 4 pedras e 4 botões. Ou 2 e 6, ou 5 e 3 etc. Uma noção de correspondência que já senta as bases conceituais para as primeiras noções de álgebra, no caso desta faixa etária, a soma. 

  • Pular Contagem: Uma vez internalizado o ponto anterior, podemos explorar a área de desenvolvimento proximal dos nossos alunos com desafios como pular a contagem, ex. Contar de dois em dois ou dez em dez. Pular a contagem trabalho a com o conceito de conjuntos e composição numérica para facilitar a  contagem de grupos maiores de objetos.

Alguns recursos para Educação Bilíngue 
Clientmoji




Série de Livros "Desenvolvimento é Coisa Séria"

Série de Livros "Desenvolvimento é Coisa Séria"
FREE Online Training disponível para famílias e professores! Com certificado online e material online interativo!