Bilingual Math on Gmeet in Kindergarten!
Aqui você vai encontrar alguns recursos educativos sobre matemática interativa através de atividades utilizando o Google Slides para dar aula através do Gmeet para Educação Infantil!
Profª Suellen Balado
Pedagoga, Mestra em Didáticas
Doutoranda em Educação pela Universidade da Coruña
Hoje vamos falar do Sentido Numérico (Number Sense), uma habilidade básica para a aprendizagem da matemática que adquirimos na Educação Intantil e que vamos levar para o resto da vida!
Primeiro vamos definir!
O sentido numérico e numeração trata de entender como os números funcionam e como eles se relacionam entre si. É o conceito que fornecem a base para o pensamento matemático. Abrange também as operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Os números estão em todo lugar, e quando as crianças começam a contar, aprendem ideias matemáticas importantes. Uma progressão didática simplificada do desenvolvimento do Sentido numérico e da Numeração é:
- Contar um-para-um em uma ordem estável respeitando a cardinalidade: primeiro contato com a contagem. A criança começa a fazer relação entre os símbolos abstratos (numeral) e o concreto (objetos que conta). Começamos contando de um-para-um, ou seja, um número para cada objeto, em uma ordem estável crescente respeitando a linha numérica (1, 2, 3, 4, 5 etc.) e a cardinalidade, ou seja, o último número contado indica quantos objetos são. O ideal neste momento é sempre oferecer possibilidades de contagem com os objetos organizados de uma maneira regular (ex. Em uma linha). Quando as crianças estão aprendendo a contar, elas gostam de tocar, apontar e mover objetos enquanto dizem o número em voz alta - então, o que também é uma ótima ferramenta pedagógica para manter o foco e atenção na atividade, assim como multiplicar o input sensorial que favorece a aprendizagem,principalmente em se tratando de crianças de educação infantil.
- Contagem desde pontos diferentes do conjunto: À medida que as crianças contam, elas aprendem a conectar quantidades (como cinco botões) com seus nomes de números (como a palavra cinco) e símbolos (como 5). Uma vez aprendido o conceito de número-numeral, podemos elevar o nível da aprendizagem de maneira a desenvolver a ideia de que a contagem de objetos pode começar com qualquer ponto de um conjunto e o total ainda será o mesmo. Por exemplo, pedir que a criança conte um conjunto de objetos, iniciando no meio do conjunto e não no início. Ou contar objetos que não estão dispostos de maneira regular.
- Contagem regressiva: Depois de compreender a função mais geral dos números, podemos explorar a contagem regressiva. Mais adiante, esta habilidade vai ajudar a resolver problemas de álgebra simples como comparações de quantidades (quantos um tem a mais ou a menos que outro), subtrações etc.
- Agrupamento: Depois de compreender a relação entre números e quantidades os próprios alunos se tornam protagonista na resolução de tarefas. Uma vez que compreendem que um numeral corresponde a um volume de objetos específico. Esta habilidade costuma emergir naturalmente uma vez compreendido os três conceitos anteriores, pois é a realização prática dos mesmos.
- Composição dos números: Uma vez internalizado o conceito de número e quantidade, a mesma ideia pode ser desconstruída de maneira a perceber que as quantidades são flexíveis. Entender que os números são conjuntos dinâmicos, por exemplo, um conjunto com 8 tampinhas, também pode ser representado por 4 pedras e 4 botões. Ou 2 e 6, ou 5 e 3 etc. Uma noção de correspondência que já senta as bases conceituais para as primeiras noções de álgebra, no caso desta faixa etária, a soma.
- Pular Contagem: Uma vez internalizado o ponto anterior, podemos explorar a área de desenvolvimento proximal dos nossos alunos com desafios como pular a contagem, ex. Contar de dois em dois ou dez em dez. Pular a contagem trabalho a com o conceito de conjuntos e composição numérica para facilitar a contagem de grupos maiores de objetos.
Alguns recursos para Educação Bilíngue