Resumão: Educação Sensorial
Interagir com o mundo a sua volta é essencial no desenvolvimento das crianças!
Verificou-se que os bebês são atraídos pela voz e pelo sorriso humanos, em vez de outros estímulos auditivos e visuais. Sensações e percepções nos ajudam a entrar em contato com o meio ambiente através dos sentidos.
O desenvolvimento sensorial é o começo do desenvolvimento cognitivo-motor. Através dos sentidos, são recebidas as primeiras informações do ambiente e para assim, elaborar as sensações e percepções. Estas constituem os processos básicos do conhecimento.
Vendo, tocando, cheirando e explorando o ambiente através do movimento, a criança assimila experiências e descobre objetos e suas características. Descubre um mundo de cores, sabores, cheiros, formas, tamanhos, sons, etc. A partir das sensações e percepções, os processos superiores de conhecimento, inteligência e linguagem vão sendo formados. A inteligência é desenvolvida a partir de informações sensoriais e explorações motoras desde os primeiros meses. Por esse motivo, é conveniente estimular e exercitar os sentidos, a fim de melhorar o mundo cognitivo da criança.
Os órgãos sensoriais são responsáveis por coletar a estimulação que o ambiente nos envia e transmiti-la ao cérebro, que é onde essas informações são registradas e se tornam sensações. O ser humano está em contato com o mundo e se relacionando com o meio através de sistemas sensoriais. Através dos receptores sensíveis, estamos recebendo informações e detectando os estímulos (calor, frio, pressão, ruído etc.) presentes no ambiente.
A sensibilidade aparece, então, como uma capacidade que o organismo tem de "perceber" o meio ambiente como algo que existe e que possui várias qualidades. Para isso, possuímos receptores na pele, na retina, na língua e em todos os órgãos dos sentidos para coletar todas estas as informações.
A percepção é um processo que inclui o processamento das informações e que nos permite organizar, interpretar e codificar dados sensoriais, a fim de conhecer o objeto. Perceber significa tomar consciência de que esse objeto existe, que tem consistência, qualidades etc.
Estamos cercados por estímulos e, graças à percepção, podemos organizá-los, interpretá-los e dar-lhes significado. Ou seja, através das sensações, conhecemos as qualidades e características do objeto; através da percepção, a própria essência do objeto.
Se não elaborássemos percepções, não saberíamos sobre a existência das coisas, não poderíamos nomear objetos, cores etc. Nada seria definido ou diferenciado.
(Leitura complementar: texto "Desenvolvimento sensorial" na pasta do anexo desta unidade)